Curiosidades

Você é mais alto de manhã ou de noite? — veja 10 fatos desconhecidos sobre o corpo humano

Seu corpo pode ser muitas coisas: um dispositivo mecânico, um conjunto químico ambulente, uma forma de vida sustentável e um fenômeno biológico em constante mudança. Há muito a saber sobre o corpo. Você já tinha ouvido falar sobre alguns destes fatos sobre o corpo humano?

1# Para cado quilo que você ganha, seu corpo cria milhares de novos vasos sanguíneos.

Qualquer novo tipo de tecido precisa de suprimento de sangue, então seu sistema vascular se expande para acomodá-lo. Isso também significa que seu coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue através da nova rede, o que pode reduzir a oxigenação e o reabastecimento de nutrientes em outros tecidos. Perder uma libra? Seu corpo vai quebrar e reabsorver os vasos sanguíneos desnecessários do tecido anterior.

2# Os músculos são três vezes mais eficientes em queimar calorias do que a gordura.

É por isso que possuir mais músculos deve ser um objetivo de treinamento para a maioria das pessoas. Mais músculo = mais calorias queimadas = menos gordura = estar mais em forma. Objetivos simples e matemática simples.

3# Você é mais alto durante a manhã do que no resto do dia.

Quando você acorda e pula da cama de manhã, você está no seu “ponto máximo” de estatura. Em média, você é aproximadamente 2 cm mais alto quando acorda de manhã, graças ao excesso de fluido entre os discos da medula espinhal. Enquanto você está dormindo, esses fluidos reabastecem. Durante o dia seu corpo tem que lidar com o estresse de ficar de pé, então os discos ficam comprimidos e o fluido escapa. Isso resulta em você perder uma pequena quantidade de altura extra.

4# Seu estômago cria um novo revestimento a cada três dias para evitar que ele digira a si mesmo.

Como parte do processo digestivo, seu estômago secreta ácido clorídrico (AC). O AC é um poderoso composto corrosivo usado também para tratar vários metais. O AC que seu estômago segrega também é poderoso, mas o revestimento mucoso da parede do estômago o mantém dentro do sistema digestivo. Como resultado, quebra a comida que você consome, mas não o seu próprio estômago.

5# Seu corpo produz calor suficiente em apenas trinta minutos para ferver meio galão de água.

Seu corpo é o síntese de um estudo sobre as leis da termodinâmica. Você produz calor a partir de tudo que está acontecendo – exercício, metabolizando alimentos, mantendo a homeostase – e enquanto você transpira, expira, excreta e urina (pensamentos encantadores, todos eles).

6# O osso humano é tão forte quanto o granito, no que se refere a suportar resistência.

Você acredita que um pedaço de osso do tamanho de uma caixa de fósforos pode suportar 8.000 quilos? Comparado ao concreto, o osso humano é quatro vezes maior na força de suporte.

7# A pele é um órgão.

Assim como o fígado, coração e rins, sua pele é um órgão. Um homem comum tem pele suficiente em seu corpo para cobrir aproximadamente 20 m². Para uma mulher, é aproximadamente 17 m². Aproximadamente 12% do seu peso é da sua pele. E sua pele substitui 45.000 células em apenas alguns segundos. Está constantemente crescendo pele nova no seu corpo, e consequentemente são descartadas as células mortas de pele.

8# Seu cérebro para de crescer aos 8 anos de idade

A partir dessa idade, começa a perder mais de 1.000 células cerebrais todos os dias. Apenas dois por cento do seu peso corporal é ocupado por sua massa cinzenta, mas ele usa até 20% de produção total de energia do seu corpo (ele precisa de carboidratos). Seu cérebro trabalha continuamente e nunca descansa, mesmo quando você está dormindo. Além de produzir sonhos, seu cérebro trabalha demais para reabastecer sua capacidade de funcionar normalmente durante as horas acordado.

9# Existem mais de 600 músculos esqueléticos individuais nos 206 ossos no seu corpo.

Se todos esse 600+ músculos contraíssem e puxassem na mesma direção, você poderia levantar mais de vinte toneladas de resistência. Além disso, o esqueleto adulto é composto por 206 ossos, mas assim que nasce um esqueleto infantil contém aproximadamente 350. Com o tempo, alguns dos 350 ossos se fundem e acabam por crescer até o número de 206.

10# Você precisa consumir um litro de água por dia durante quatro meses para igualar a quantidade de sangue que seu coração bombeia em uma hora.

Além disso, ao longo da vida, ao seu batimento cardíaco normal (em repouso), você terá bombeado sangue suficiente para encher treze super petroleiros. Para expor mais sobre esse fato, em média, seu coração bate 40.000.000 vezes por ano. Fazendo as contas, ao longo de sua vida (homens e mulheres em média), isso resulta em 2.600.000.000 de batimentos cardíacos (dois bilhões, seiscentos milhões). Isso não leva em consideração o aumento de batimentos cardíacos devido ao seu amor pelo exercício.

Williams

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *